
Os conceitos de estratégia e tática são abordados em diversos âmbitos, empresarial, militar, entre outros.
No futebol tais conceitos são muitas vezes descritos como iguais, entretanto existem diferenças entre eles. Veja abaixo!
É fato que estratégia e tática possuem uma forte inter-relação e para que possamos separá-los é necessário um entendimento amplo dos conceitos.
De forma rasa, o conceito de tática pode ser definido como a gestão (posicionamento e deslocamento/movimentação) do espaço de jogo pelos jogadores e pelas equipes. (Teoldo; Garganta; Guilherme, 2021)
Sendo a tática a gestão do espaço de jogo é intrínseca a sua relação com as ideias de jogo do treinador pois se relaciona com os comportamentos dos jogadores, tomadas de decisão, treinos, entre outros aspectos.
Além disso, a tática está ligada ao modelo de jogo e a forma como uma equipe irá gerir as cinco fases do jogo (organizações, transições e bolas paradas).
LEIA MAIS
Artigo: A Revolução do Futebol: Treinar o cérebro
Treinador do Real Madrid fala sobre o futuro de Rodrygo
Por outro lado, a estratégia no futebol pode ser definida como a forma que uma equipe se planeja para um determinado jogo ou situação, podendo assim se alterar completamente de jogo para o outro. (Teoldo; Garganta; Guilherme, 2021)
Dessa forma, podemos concluir: i) tática é perene, estratégia é volátil; ii) A tática pode ser visualizada, a estratégia não, é necessário confirmação.