
A mente mais magnífica do futebol, foi assim que o The New York Times definiu Vitor Frade, professor universitário, treinador adjunto e um dos maiores teóricos da história do futebol.
A maior contribuição de Frade para o futebol é a Periodização Tática, metodologia de treino criada por ele há mais de 35 anos e que até hoje influencia clubes, treinadores e o esporte em geral.
A periodização tática é uma metodologia de treino que tem como objetivo operacionalizar as Ideias de Jogo do treinador, tendo como base estruturante: o jogo, os problemas do jogo e especificamente o Modelo de jogo da equipe.
Por muito tempo, o treino de futebol não tinha lógica, os exercícios de terça-feira não ‘interagiam’ com os de segunda, e tinham com norteador somente as exigências físicas e técnicas do jogo.
A periodização tática é uma das metodologias criadas que busca operacionalizar o treino e dar lógica as semanas de treinamento.
Na metodologia da Periodização Tática, os jogadores não recebem instruções de como agir nos exercícios, lhes é dado um problema do jogo e eles precisam encontrar as respostas.
Como citado acima, o Modelo de Jogo e as Ideias do treinador são peças fundamentais para a Periodização Tática. Ainda segundo Frade, a identidade de uma equipe e o processo de treino não pode ser suprimida por um adversário.
“O camaleão muda de cor, mas nunca se esquece que é um camaleão”, declarou Frade ao New York Times.
A Periodização Tática e todo o trabalho de Frade no futebol levam em conta a complexidade do jogo de futebol e as suas diferentes dimensões.
“O futebol não é um processo linear. Não é uma soma de coisas: Se fizer isto, mais aquilo, conseguirá isto. Em vez disso, o treinador deve considerar todos os aspectos, do indivíduo, da equipa. O futebol não é bidimensional. É multidimensional”, declarou Frade ao New York Times.
Você pode ser um apaixonado por futebol, mas nunca tinha escutado o nome Vitor Frade, não se culpe, ele não marcou gols épicos, não possui canções e faixas em sua homenagem, mesmo assim impactou o futebol profundamente.