Artigo: A Revolução do Futebol: Treinar o cérebro

19 ago 2025 - 21:18
Artigo - Revolução do Futebol

O futebol é um jogo de problemas e soluções resultantes da cooperação e oposição dos jogadores.

Cabe a cada equipe a partir das suas interações desenvolver uma forma de jogar que proponha problemas para o adversário e solucione os colocados a ela. (Garganta, 1997; Gréhaigne et al., 2001; Guilherme, 2004).

A implementação de problemas é inerente ao futebol, e por muito tempo foi difundido o aperfeiçoamento físico e técnico como os únicos caminhos para a melhoria e maior complexidade do jogo.

Atualmente, o desenvolvimento das capacidades técnico-tático e das qualidades cognitivas do jogador são vistos como os meios para a evolução dos jogadores.

Os principais pontos cognitivos a serem desenvolvidos são: a qualidade e a velocidade das tomadas de decisão.

No Brasil o tema é muito estudado pelo Prof. Israel Teoldo e o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Futebol e será abordado mais vezes na Revista Meio-Campo.

LEIA MAIS

Treinador do Real Madrid fala sobre o futuro de Rodrygo

Fora dos planos: Corinthians anuncia o afastamento de atacante estrangeiro


>>>>>>>>>>>Arsène Wenger, histórico treinador do Arsenal, e atual chefe global de desenvolvimento do futebol da FIFA, acredita que a próxima revolução do futebol se caracterizará pela velocidade das tomadas de decisão, agilidade mental e a máxima qualidade técnica.

“Por isso, na minha opinião, exercitar nos jogadores a agilidade e as tomadas de decisão rápidas é primordial. Nós já desenvolvemos a parte física de forma muito positiva, agora temos que melhorar o cérebro durante os próximos 10 anos”, declarou Wenger em entrevista.